top of page

Para que servem os incensos: o que são, suas propriedades, benefícios e como escolhê-los

Atualizado: 1 de ago. de 2022

O ser humano a milênios tem uma ligação com o incenso. Ele é utilizado em diversas cerimônias religiosas ou rituais de limpeza, de cura, de equilíbrio e de eliminação de energias negativas encontradas no corpo, na mente, no espírito e no ambiente.


Os incensos são elementos fundamentais para equilibrar as emoções, as energias, o bem-estar e o seu ambiente. Enfim, eles são usados ​​para transformar tudo isso no seu interior e na atmosfera do seu ambiente. São fundamentais para auxiliar na sua meditação e no seu relaxamento.

Portanto, os aromas dos incensos influenciam a forma como percebemos os ambientes.



O que é um incenso: os usos do incenso

O incenso é uma preparação de resinas vegetais aromáticas ou incenso, ao qual são adicionados óleos essenciais. Essa preparação, quando acesa libera fumaça e fragrância combinadas para que com suas propriedades você consiga diversos objetivos que explicaremos mais adiante neste artigo.

As formas mais comuns de comercialização dos incensos são:

  • Espiral – Possuem um formato em espiral e é capaz de queimar por um longo tempo, de horas até dias.

  • Cone: Possuem um formato cônico e sua queima é relativamente rápida. Hoje são bastante usados em incensários cascata principalmente.

  • Bastões: Você os conhece também como as famosas varetas. Normalmente elas têm um centro de bambu que é coberto com uma espessa camada de incenso e aromas que você acende e queima.

  • Dhoops ou Varas sólidas: São aqueles incensos cilíndrico que não possuem um suporte de outro material em seu centro. São facilmente divisíveis em pedaços. Portanto, esse tipo de incenso permite determinar a quantidade específica de incenso que você deseja queimar.

Mas, para que servem os incensos

O olfato é sensível a todos os aromas que estão no ambiente. Ou seja, desde o cheiro da sua pele até o aroma de flores, comida ou qualquer objeto que esteja ao seu redor. Então, todos esses aromas têm o poder de conectar e levar você a sentir, consciente ou inconscientemente, todo tipo de emoção. O incenso, têm o poder também de despertar a sua memória afetiva.


Segundo os especialistas a principal qualidade do incenso é conectar você a diversas sensações através dos perfumes que são exalados quando você o queima com o fogo. Enfim, essa conexão pode ser usada terapeuticamente ou religiosamente.


O incenso é uma preparação de resinas vegetais aromáticas. A esta preparação se adicionam óleos essenciais, que podem ser de origem vegetal ou animal. Então, quando queimamos um incenso, o fogo emite uma fumaça aromática. Usamos cada um desses aromas para um determinado fim.


Você já pensou que um simples incenso reúne a energia dos 4 elementos? A água, com a umidade dos óleos essenciais. A terra com o uso de resinas naturais e dos óleos essenciais extraídos das plantas. O ar, pois ao acendê-lo ele tem sua fumaça e aroma dispersado através desse ambiente. E por fim, o fogo, já que para ativá-lo, é necessário acendê-lo com fogo.


Finalmente. através da sua fumaça que flutua no ar e sobe ao céu, você se conecta e pede aos seus seres superiores ou mentores que eles realizem o seu desejo.



Quais são as propriedades dos incensos

O incenso, seja ele de madeira ou carvão, é amplamente utilizado tanto na fitoterapia quanto na aromaterapia, esoterismo e práticas holísticas. Tem a propriedade de acalmar e harmonizar o seu corpo, física e energeticamente, e a sua mente.


No entanto, as propriedades do incenso também são usadas para efeitos terapêuticos em nível psicológico. Os efeitos que cada aroma produz na pessoa são benéficos para apoiar os processos de cura de distúrbios e doenças.


A aromaterapia é uma medicina complementar na qual são usados incensos ou ​​óleos essenciais de plantas aromáticas, flores, folhas, sementes, cascas e frutas para ajudar na cura. Portanto, o tratamento e uso de incensos complementa a psicoterapia em pacientes com transtornos de ansiedade, depressão e instabilidade emocional.


Só 15% do ar que inalamos chegue ao nariz, onde os receptores olfativos transportam odores diretamente para uma parte do cérebro chamada sistema límbico. Porém, essa área do cérebro está ligada ao instinto, emoções, memória, atenção, entre muitos outros sentidos e emoções.


Assim sendo, sentir um aroma durante um tratamento terapêutico, você estimula a liberação de substâncias químicas que desempenham um papel na geração de bem-estar ou na lembrança de fatos, ideias, imagens e outras experiências através da memória que auxiliam e muito na cura de diversos problemas psicológicos e emocionais.


As propriedades dos incensos vão variar de acordo com a fragrância, ou aroma, que um incenso possuir.



Propriedades dos Aromas

Os benefícios do incenso variam de acordo com a fragrância que você escolher. Afinal, cada aroma possui propriedades que lhe trarão um resultado específico. É aconselhável conhecer as fragrâncias mais comuns para que você consiga o resultado correto que deseja.


  • Lavanda: É um aroma relaxante, ideal para gerar tranquilidade em você e em seu ambiente. Muitos o usam ​​para a meditação e sessões de relaxamento. É comum senti-lo em clínicas médicas e holísticas ou em aulas de ioga. Ou seja, pois essa fragrância descarrega as más vibrações e traz paz e tranquilidade.


  • Mirra: É também um aroma que contribui para o relaxamento e a meditação. Porém, seu uso mais conhecido é para tirar energias ruins de lugares ou pessoas. Além disso, várias pessoas o utilizam para rituais de gratidão. Ainda, serve de grande proteção contra a inveja e eleva a nossa energia pessoal.


  • Canela: A canela é um aroma revitalizante e afrodisíaco. Igualmente, é ideal para a meditação, para criar um ambiente de segurança e para energizar o seu corpo. Também é capaz de gerar uma atmosfera romântica e erótica.



  • Alecrim: Seu aroma revitalizante ajuda a limpar o ambiente e elimina as energias ruins ou estagnadas na sua aura e nos ambientes domésticos. Essa fragrância promove um aumento de luz e brilho em você e em onde ele é acesso. Essa essência auxilia a aumentar a memória. Por isso, é aconselhável que você sempre coloque esse tipo de incenso em locais de estudo ou leitura.


  • Eucalipto: É um aroma estimulante. É comum usá-lo para limpar e refrescar ambientes. Principalmente, ambientes de pessoas que sofrem com a asma, estão com tosse ou com uma crise de bronquite. Do mesmo modo, este aroma ajuda a descongestionar o sistema respiratório.


  • Menta: É uma fragrância edificante. Devido à sua frescura, esta essência purifica delicadamente auras e ambientes carregados de energia, sejam elas positivas ou negativas. Ou seja, equilibra, sem deixar excessos. Que podem ser danosos, ou ausência de boas energias. Além disso, é usado em terapias para auxiliar as pessoas a aceitarem a solidão.


  • Baunilha: É um aroma afrodisíaco. Portanto é perfeito quando você quer criar um ambiente romântico e sedutor. É uma das essências que mais estimulam os sentidos do corpo. Ainda, induz a bondade e a humildade. Por fim, promove a espiritualidade.

  • Rosa: O aroma da rosa cria uma atmosfera doce e romântica. Você também pode usá-lo para diminuir o estresse. Do mesmo modo, pode usá-lo para estimular os sentidos sexuais e/ou da paixão.




  • Jasmim: Está associado à noite, à beleza e ao amor. Enfim, ele estimula as suas conexões mentais e emocionais. Também é muito bom para atrair novas amizades e fortalecer as amizades já existentes.

  • Flor de laranjeira: Promove a alegria, atrai felicidade e afasta preocupações e pensamentos negativos. Além disso é excelente para atrair o sexo oposto e o amor que você procura. Use-o para criar ambientes de harmonia e paz.


  • Maçã: Ótimo para o campo da saúde. Ele Promove o bem-estar e alivia a dor física. Ele propicia a força necessária para sair de um estado ou situação pesado, difícil ou negativo para um estado muito melhor.

  • Violeta: Excelente contra o desespero. Afinal, ele relaxa o corpo e a mente e te traz paz interior.

  • Limão: Use-o contra as vibrações negativas. Enfim, ele atua como purificador corporal e ambiental. Ainda, ajuda a preservar a saúde física e mental.

  • Morango: É excelente para auxiliar nos processos de cura da depressão. Fortalece a vontade, neutraliza a negatividade e estimula atitudes positivas.

  • Sândalo: Perfeito para aromatizar e purificar o ambiente.



  • Arruda: É indicado para aromatizar e purificar o ambiente, pois age no âmbito emocional e propicia uma purificação energética e proteção contra energias negativas e em desarmonia.





  • Palo Santo: É feito com o aroma da árvore sagrada Bursera graveolens. Sua fragrância é marcante e adocicada. Você deve utilizá-lo para inspirar e harmonizar sua aura e o ambiente. Afinal, ele tem a capacidade de limpar as más energias e de despertar o seu bem-estar mental e espiritual.



Benefícios do Incenso


Entre seus benefícios mais conhecidos estão:

· Melhorar a circulação sanguínea

· Ajudar no sistema respiratório

· Reduzir a ansiedade

· Ajudar a dormir

· Promover a cicatrização de feridas.

· Fortalecer o sistema imunológico

· Muitos funcionam como um poderoso afrodisíaco

· Aromatizador de ambientes natural

· Fornecer um bom ambiente para relaxamento e meditação

· Ajudar a aliviar os sintomas depressivos


Como usá-lo

Atualmente também é utilizado como meio para purificar e aromatizar diferentes espaços da casa, pois seu aroma torna o ambiente muito mais agradável e agradável aos sentidos. A essência favorece o relaxamento e melhora o humor dos habitantes da casa.


Recomenda-se que, ao voltar do trabalho, descanse em seu lugar favorito da casa e acenda um incenso perfumado com lavanda ou canela e medite por 10 minutos. Essas fragrâncias têm a propriedade de liberar tensões negativas, relaxar e trazer aconchego ao ambiente, o que o ajudará a eliminar o estresse do trabalho ou do trânsito e você aproveitará mais a sua chegada em casa.


O principal poder, pelo qual o incenso deve se tornar um elemento cotidiano de nossas vidas, é que ele te ajuda a se conectar com aromas que te levam a entrar em contato com as suas emoções e, direta ou indiretamente, mudam nosso humor e nosso estado de relaxamento. Tudo vai depender do aroma que você utilizar e para qual finalidade. Ou seja, há aromas que te relaxam, outros que aumentam sua energia e outros que deve usar para aumentar o seu desejo sexual.



Como escolher o seu Incenso corretamente?

A principal razão pela qual o incenso é eficaz e ajuda a conectar os sentimentos é por causa dos materiais com os quais são feitos. Portanto, quando você for comprá-lo, assegure-se de que todos os ingredientes com os quais o incenso é feito sejam naturais. Enfim, os aromas de ervas, flores e ingredientes naturais são os mais eficazes. Portanto, um incenso de boa qualidade será feito de uma boa porção da mistura de plantas aromáticas, óleos, flores e resinas.


O que pode determinar o preço de um incenso é sua qualidade. Ou seja, normalmente, quanto maior a quantidade da mistura de plantas, óleos e resina, maior será o seu preço. Os incensos baratos também podem utilizar esses elementos naturais, mas em menor quantidade. Porém, não deixam de funcionar bem como elementos de manutenção constante. Mas, para casos específicos, ou uso pela primeira vez, sempre recomendamos os incensos de melhor qualidade, por possuírem exatamente maior concentração das propriedades dos elementos utilizados em sua confecção.


A qualidade do incenso também é medida pela quantidade de fumaça que ele gera. Idealmente, uma haste não precisa apresentar quantidades excessivas de fumaça, pois isso pode significar uso de matérias-primas de menos qualidade.


Recomenda-se que em uma sala pequena ou média você não seja exposto por mais de três horas à fumaça de um incenso. Após esse tempo, o ambiente deve ser ventilado, para que não fique carregado com a fumaça. Além disso, desta forma você descansa seu sistema respiratório. Por fim, não enjoa do aroma e poderá aproveitar ao máximo a sensação agradável de sentir esse aroma na próxima vez que acender um incenso.


Para concluir, ao queimar um incenso, é aconselhável tomar as mesmas precauções que ao acender uma vela. O ideal é colocar o incenso em um recipiente de metal, resina, porcelana ou madeira. Da mesma maneira, em superfícies que não sejam fáceis de queimar. Além disso, você deve levar em consideração que o incenso sempre deixa cinzas, e que na maioria das vezes criam uma mancha ao seu redor.


Esperamos que esse artigo sobre para que servem os incensos tenha te ajudado a entender melhor todas as propriedades e benefícios dessa incrível ferramenta natural que pode te auxiliar muito no seu dia-a-dia. Conte pra nós nos comentários abaixo, como esse artigo te ajudou e compartilhe-o com seus amigos.

46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page