top of page

JAPAMALA: O QUE É? COMO SE USA?

Neste post vamos te explicar o que é um Japamala, seu simbolismo, como usá-la e ainda vai descobrir que ela pode ser um grande aliado como objeto de poder.



O Japamālā, ou rosário budista, é um cordão de 108 contas que permite que enquanto você medita, conte com as mãos os mantras, orações ou mentaliza suas intenções enquanto os recita. O Mantra é uma antiga sílaba sagrada.


O simbolismo é sagrado para os Indianos. O Japamala também permite que você o use como objeto ritual e de treinamento mental. Todos esses elementos permitem que você se aproxime de seus ideais espirituais de uma forma muito acessível e poderosa.


Japamālā em sânscrito vem de japa (murmúrio ou sussurro) e mālā (guirlanda, terço, cordão). Portanto, o seu significado completo seria, um cordão que permite ao praticante murmurar orações.

Para os hindus e para os budistas o Japamala é uma ferramenta muito eficaz para ajudar a manter a mente focada e livre dos pensamentos negativos.


Você pode encontrar muitos Japamalas em nossa loja. Alguns feitos da maneira tradicional indo-tibetana e os de pedras.









Simbolismo do Japamala


A conta principal tradicionalmente tem 3 furos. Ela é chamada de conta de guru. Igualmente, representa o mentor espiritual ou a mente iluminada do praticante. Ela se une à conta vazia que representa a compreensão final da realidade. Já o cocar ou pingente, simboliza a comunidade espiritual ou Vajradhara (o Buda primordial) e os 8 Bodhisattvas.


O número 108 é um número sagrado ou 'perfeito' nas tradições hindu, jainista e budista. A maioria dos Japamalas deve ter 108 contas. Esse número tem muitos significados e os principais são os seguintes:

É a distância e as medidas relativas entre a Terra, o Sol, a Lua e seus Diâmetros. Os astrônomos hindus notaram esse padrão nas medidas das Estrelas principais e deduziram que são necessários 108 passos externos para alcançar a divindade ou 108 passos internos para alcançar nossa verdadeira essência iluminada.


Significam também as 108 letras do alfabeto Sânscrito.


Ainda, representa os 108 nomes diferentes da deusa Krishna no hinduísmo.


Para a yoga tântrica, existem 108 linhas energéticas espalhadas pelo seu corpo. Todas essas linhas se conectam e convergem ao seu chakra do coração. Portanto, ao entoar suas orações, desejos ou mantras por 108 vezes, você estará fortalecendo todos os seus pontos energéticos potencializando-os enquanto você medita.


Existem outras muitas explicações para este número sagrado.



Como se usa o Japamala?


Cada conta é usada para recitar um mantra começando com a primeira conta que vem depois da "conta do guru". As contas são mantidas entre o dedo indicador e o polegar da mão esquerda. Acada nova recitação, o polegar puxa a conta para dentro, colocando a próxima no dedo indicador. Para praticantes hindus, a mão direita e o dedo médio são sempre usados.


Em geral, o polegar não é passado sobre a conta do Guru, pois representa o mentor ou nossa mente iluminada.








Ela é um objeto de poder


Na maioria das tradições que utilizam o Japamala , ele é tido como um símbolo sagrado. Acredita-se também que o poder do mantra e sua prática podem te influenciar positivamente. Do mesmo modo, essa energia positiva é magnetizada no seu Japamala.


Ou seja, o Japamala não é um objeto de poder em si. Porém, a energia gerada, aliada ao contato e uso de seu Japamala é o que energizará você e o seu Japamala através do uso e da recitação dos seus mantras.

Existem muitos mantras, de acordo com as tradições budista e hindu. Ao repetir um mantra, procura-se conectar-se com a energia de alguma divindade ou algum aspecto da mente iluminada ou que busca a iluminação.


Tradicionalmente, mantras personalizados NÃO EXISTEM. Um mantra é uma frase de poder, que leva milhares de anos de transmissão de linhagem. Portanto, quando se deseja praticar formalmente a prática do mantra, é aconselhável procurar um mestre de uma linhagem autêntica para transmitir a energia da linhagem por iniciação.


Mas, você pode iniciar a sua prática usando mantras universais e conhecidos. Como por exemplo, o OM ou as frases do Ho´oponopono: “Sinto muito. Me Perdoe. Eu te amo. Sou Grato.”.


Enfim, inicie e experimente e você aos poucos vai sentir e poderá nos contar todas as mudanças energéticas e espirituais que você alcançou.

158 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare

Mit 0 von 5 Sternen bewertet.
Noch keine Ratings

Rating hinzufügen
bottom of page