top of page

Como montar seu altar Wiccano

Atualizado: 10 de abr. de 2022

Neste post vamos te dar um guia para montar um altar Wiccano perfeito.



Se vocês são novos na prática Wiccana, paganismo ou bruxaria em geral, pode estar se perguntando por onde deve começar. A Wicca é uma religião que tem mais de um século. Assim sendo, há muita história e principalmente existem muitas variações no culto Wiccano. Portanto, fica muito difícil para vocês que estão começando agora, saber por onde começar.


Uma das coisas mais básicas, importantes e simples que todo(a) bruxo(a) deve e pode implementar facilmente em suas primeiras práticas é um altar Wiccano. Resumidamente, os altares podem ir dos mais simples aos mais elaborados. Ou seja, depende do que cada um deseja. Assim sendo, cabe inteiramente ao bruxo(a) criar esse espaço. Ou seja, vocês podem fazer o altar que melhor se adapte a vocês, às suas casas ou onde vocês praticam seus rituais, adorações e práticas pessoais.


Altares de bruxas são espaços sagrados. Eles são especiais e simbolizam o EU de cada um de vocês e espiritualidade mais íntima de vocês. Portanto, ele é uma representação de suas esperanças, dos seus desejos, das as coisas que você quer trabalhar para a melhoria de coisas para vocês ou para liberá-los de algo. Igualmente, ele é um lugar para estabelecer as suas intenções, para vocês celebrarem e para vocês praticarem a magia Wiccana.


Os altares também são pontos focais para os seus rituais. Afinal, eles são um espaço utilizado para que vocês enviem suas energias e suas intenções para qualquer divindade, ser ou energia com a qual vocês estejam trabalhando e canalizando. Ele funciona como um portal para que você canalize e envie a sua magia. Como dito anteriormente, um altar pode ser tão simples ou ornamentado quanto vocês quiserem. Logo, os bruxos(as) podem optar até em ter uma sala inteira dedicada ao seu altar. Do mesmo modo, outros preferem um espaço menor e mais modesto. Portanto, a escolha é inteiramente de vocês de como será o altar de vocês.


Seguramente, os Wiccanos e pagãos não são os únicos que utilizam altares em sua fé. Ou seja, os altares fazem parte de diversas religiões. Vocês podem encontra-los em igrejas, templos, terreiros e etc.


Resumidamente, um altar é uma representação física da prática religiosa de alguém. Justamente por isso, um altar é uma ferramenta tão poderosa para os seguidores da Wicca. Enfim, os altares funcionam como um espaço físico para o mundo “comum”, terreno, se encontrar com o mundo espiritual. Eles são lugares para aproveitar e acessar poderosas fontes de energia, os deuses, os ancestrais e todo o mundo espiritual. E acreditem, até mesmo os nossos próprios EUS superiores.






Montando o seu altar Wicca

Para começar a montagem do altar de vocês, primeiro vocês precisam determinar em que tipo de superfície vocês querem que ele fique, o local ideal para montar os seus altares e a direção que vocês gostariam que eles fiquem. Lembre-se que na Wicca nós temos 5 direções. Ou seja, o Norte, o Sul, o Leste, o Oeste e o Interior. Da mesma forma, cada um deles representa um elemento diferente:


  • Norte: Terra

  • Sul: Fogo

  • Leste: Ar

  • Oeste: Água

  • Interior: Espírito


Muitos Wiccanos preferem montar seus altares voltados para o norte. Afinal, a Wicca é uma crença fortemente baseada na Terra. No entanto, vocês podem querer montar o seu altar seguindo os seus próprios elementos pessoais ou o elemento que vocês acreditam que está gravitando em direção a vocês. Ou seja, não há uma regra. Você pode montar o seu altar colocando no topo a direção/elemento que desejar. Lembrem-se sempre de que os altares são pessoais. Portanto, vocês têm a liberdade de montá-los como queiram e de acordo com o que acreditam ou pretendem praticar nele.


Da mesma forma, as superfícies escolhidas para montarem os seus altares podem ser móveis ou fixas. Então, vocês podem querer montá-los em cima de uma tábua, em armários, em mesas de canto, em prateleiras, em mesas comuns ou até mesmo em um balcão de cozinha ou uma mesa de cabeceira. Os altares podem ser tão grandes ou tão pequenos quanto vocês quiserem. Igualmente, em qualquer cômodo das suas casas.


Muitos Wiccanos também montam “altares de viagem”. Resumidamente, os altares de viagem são aqueles que podem ser guardados em algum lugar para serem transportados para onde vocês quiserem. Como por exemplo, a natureza. Portanto, confiem na intuição de vocês e na energia que os cercam quando estiverem criando seus espaços.


Depois de decidirem em qual superfície e local os altares de vocês ficarão, começa a parte divertida. Ou seja, escolher os talismãs que serão postos neles, as velas, os athames, adagas e acessórios adicionais que vocês colocaram nele.


Como a Wicca é uma crença baseada na Terra, muitos(as) bruxos(as) acrescentam elementos naturais em seus altares. Como por exemplo, ervas, plantas, terra, areia, conchas, sementes ou qualquer coisa natural que tenham ou criem uma ligação.


Abaixo, está um guia de plantas e ervas para iniciantes sobre o que vocês podem usar para aproveitar e manifestar as diferentes energias para cada momento, ritual ou magia diferente:

  • Tomilho: Ativação

  • Bolotas: Vida e Imortalidade

  • Sálvia: Vida longa, boa saúde e é frequentemente usada para limpar um espaço

  • Rosa: Amor e carinho

  • Canela: Cura, limpeza, e também é usada para trabalhos psíquicos

  • Heather: Proteção e concessão de Desejos

  • Lavanda: Superação da desconfiança

  • Manjericão: Boas viagens e libertação

  • Sabugueiro: Forte protetor contra o mal e contra a energia negativa

  • Papoulas: Prazer

  • Samambaias: Sinceridade

  • Jasmim: Amor emocional, bondade e romance

  • Carvalho: Proteção, poder e força


Vocês também podem escolher itens diferentes para cada um dos elementos. Como por exemplo, algo da natureza para a terra, uma vela para o fogo, incenso para o ar, conchas ou água benta para a água e óleos essenciais para o espírito. Mas, isso depende exclusivamente de vocês!







Vocês ainda podem usar outros itens sagrados. Como por exemplo, athames, adagas, cartas de tarot, livros, toalhas ou tapeçaria, estátuas ou totens.








Do mesmo modo, é muito comum que sejam usados cristais nos altares. Os cristais, quando carregados pelo sol e pela lua, atraem e retêm diferentes energias que podem se manifestar. Portanto, proporcionam as mais diversas propriedades. Como pro exemplo, as curativas, as de limpeza, as de potencialização, as de proteção e etc.


Se vocês quiserem usar cristais diferentes em seus altares, também podem. Segue abaixo um guia para iniciantes explicando a propriedade dos cristais mais comuns:

  • Ametista: Calma e intuição

  • Ônix: Proteção, absorção e transformação de energias negativas

  • Pirita: Proteção e escudo de energia negativas

  • Quartzo Claro: Clareza nos pensamentos, maior consciência e memória

  • Quartzo Rosa: Perdão, paz e compaixão

  • Olho de Tigre: Confiança, força, coragem e boa sorte

  • Selenita: Clareza da mente, antiansiedade, calmante e concentração

  • Pedra da Lua: Novos começos, intuição e aprimoramento das habilidades psíquicas

  • Hematita: Energia e vitalidade

  • Jade: Equilíbrio emocional, paz e pureza

  • Água-marinha: Fechamento de situações não resolvidas, calmante e pureza da mente

  • Obsidiana: Limpeza psíquica profunda e proteção





A saber, não existe limite para o número de cristais ou outros elementos sagrados que vocês colocam em seus altares. A decoração e os objetos dependem inteiramente do desejo de vocês em criar seus espaços sagrados ideais. Inclusive, muitas pessoas começam com poucos elementos, e vão incrementando o altar adicionando novos elementos ao longo do tempo.


Uma vez que o altar de vocês esteja montado, vocês precisarão limpar esse espaço. É importante que vocês limpem os seus altares. Afinal, vocês trarão objetos e elementos que já estiveram em outro lugar e que já podem ter sido tocados por outras pessoas. Ou seja, eles podem trazer outras energias com eles para o espaço sagrado que vocês estão construindo. Por exemplo, vocês podem limpá-lo por completo queimando Palo Santo ou um bastão de Sálvia por toda a extensão do altar e em todos os objetos que nele estão. Até mesmo incensos servem para esse tipo de defumação ou limpeza. Desde que sejam de boa qualidade.


Por fim, com essa limpeza, vocês estarão assegurando que todo o espaço e objetos presentes nele estarão livres de energias externas e que tudo estará pronto para que vocês possam realizar suas práticas magísticas.



Para realizar um ritual de defumação no seu altar Wiccano, vocês precisarão de:

  • Velas de diversas cores

  • Bastão de Sálvia ou Palo Santo, mas podem ser incensos ou defumadores destas ervas.

  • Caldeirão, recipiente ou concha à prova de fogo

  • Palitos de Fósforo







Realizando um ritual Wicca de defumação para purificação do seu altar Wiccano:


1. Acenda uma vela (ou velas) com um fósforo e a ponham em seus altares e determinem a intenção de vocês. Meditem por um momento. Façam uma oração ou peçam ao universo para cercar espaço de vocês com amor, com abertura e para que ele sirva de portal e guia para os rituais e feitiços que vocês pratiquem nele.


2. Acenda a sálvia ou Palo Santo com uma vela já acesa ou com um fósforo. Vocês verão as brasas vermelhas se formarem. Para evitar acidentes com o fogo, coloquem embaixo algum recipiente, caso não usem incensários ou defumadores, para que as cinzas ou qualquer brasa possam cair.






3. Digam em voz alta um encantamento de limpeza.


Como por exemplo:

“Com esta Sálvia (ou Palo Santo), eu limpo este espaço e todas as ferramentas, objetos e elementos do meu altar. Limpo tudo de qualquer energia negativa. Que tudo que esteja neste espaço, possa ser usado para o bem e para os propósitos mais elevados.”

Igualmente podem encantar com esses dizeres bem simples:

“Eu evoco as forças e magias do ar, fogo, água, terra e espírito. Limpem, dispensem, e dissipem toda e qualquer energia, conhecida e desconhecida que possa estar presente neste espaço e nos objetos que nele estão.”

Mas, independentemente do feitiço que vocês fizerem, certifiquem-se de focar e visualizar a ideia do espaço de vocês sendo limpo da energia negativa e sendo preenchido e imantado por energias positivas.


4. Delicadamente, soprem a fumaça da sálvia sobre seus altares e objetos. No entanto, em nenhum momento deixem de visualizar a fumaça limpando o espaço de vocês das energias negativas.


5. Depois de limparem todo o espaço e todas os objetos e elementos, deixem que a Sálvia ou o Palo Santo queime nos seus altares até que se apague ou termine. Caso precisem apagar a Sálvia ou o Palo Santo, utilizem sal ou abafem.


Agora que vocês limparam os seus novos espaços, falta uma última coisa para concluir a montagem do altar de vocês. Dizer uma bênção e consagrar este espaço. Pode ser uma benção bem curta e simples.


Como por exemplo:

“Eu consagro este espaço em nome de [insira a divindade/o ancestral/o espírito/o deus aqui]. Que este seja um espaço de crescimento espiritual e de magia branca para o meu bem e de todos. Abençoado está.”

Porém, se vocês preferirem não falar nada, podem apenas meditar e definir a intenção de vocês silenciosamente. Porém, sempre visualizando o bom trabalho que farão ali.


Agora é só praticarem seus feitiços, bruxarias, magias e rituais no novo espaço Abençoado está!

178 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page